Pelotas Pública


Poda irregular de árvores
agosto 31, 2009, 12:35
Filed under: É uma pena | Tags: , , ,

podaOntem eu estava no Laranjal e vi uma típica cena aqui em Pelotas: poda irregular de árvores. Não há orientação, fiscalização prévia e nem fiscalização mediante denúncia. Ao ligar para a Polícia Ambiental, a única coisa que ouvi foi um “estamos sem viatura no momento, mas iremos averiguar assim que possível”. Alias, frase essa que se escuta, de praxe, de todos órgãos públicos como a Brigada Militar e Conselho Tutelar. Eles podiam ter a frase gravada na secretária eletrônica pra não cansar a voz.

Passei a tarde assistindo meu vizinho liquidar com uma árvore, deixando só o tronco em pé. Fiz minha parte. O poder público não.

O site da Prefeitura de Pelotas, bem com o da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) não informam nada sobre o assunto, mas encontrei no Diário Popular informação sobre como deve-se solicitar a poda das árvores:

“Os interessados deverão efetuar suas solicitações através do protocolo no Centro Administrativo da Prefeitura, rua Professor Araújo, 1.653. Segundo a diretora de Políticas Ambientais da SQA, Roberta Hanke, existe um arquivo de pedido de podas desde 2001.

As pessoas cujos pedidos foram feitos em anos anteriores e que ainda não foram atendidos devem entrar em contato com o Departamento de Políticas Ambientais da SQA, através do telefone 284-4446, e informar o número do processo para que, posteriormente, o serviço seja realizado. Conforme Roberta, o melhor período para a realização da poda é entre os meses de maio e agosto.”

 

Cenas como essa acima não mais podem ser vistas no Laranjal, pois a árvore da esquerda não mais existe, já que foi retirada pela SQA. Mas inúmeras outras tristes paisagens se espalham pela cidade. Isso é o qua acontece quando se faz muita reunião e pouca ação: descaso.

dia_floresta_2009

 

About these ads

6 Comentários so far
Deixe um comentário

solicitei poda a prefeitura ,pela insegurança,insetos e umidade nas paredes, os funcionarios me mandaram comprar veneno para os mosquitos que seria mais facil,isso ja fazem dois meses. e não obtive nenhuma resposta deles. e piada né.

Comentário por cristina

Ola Rafael, muito boa sua iniciativa em denunciar os danos a arborização urbana.
Vamos divulgar no Blog do CEA.
Solicitamos em não deixar de mencionar os nossos créditos.
Continuemos na luta.

Saudações Ecológicas

CEA

Comentário por ONG Cea

É muito bonito defender a poda ou supressão quando a arvore não é no teu pátio ou na tua calçada… pimenta nos olhos dos outros é refresco… tenho uma vizinha no laranjal que a figueira ta destruindo a casa dela, e ai.. como fica?? se a casa dela cair a Prefa vai dar outra pra ela? Com certeza não.. árvore que ta incomodando e causando dano tem que ir pro chão sim….

Comentário por Glaco Andrade

Bela e civilizada opinião. Continue assim e veremos onde vamos parar.

Comentário por Rafael

com certeza a arvore chegou ali antes da casa que provavelmente foi construída perto da arvore, obs. figueiras são arvores centenárias e preservadas, então jamais construa sua casa muito perto de uma.

Comentário por Mauro Jaques

É isso ai gente a Prefeitura e todos os órgãos públicos não estão nem ai para o contribuinte. Estou com problema com uma árvore em frente de minha casa que está com os galhos enrolados na fiação elétrica, telefones e cabos. Ligo, ligo para o telefone disponibilizado no site da PREFA e simplesmente ninguém atende. Se eu resolver podar a dita cuja com certeza os jegues vão aparecer pra incomodar. É que ai tem multa! E isso é o que eles querem:DINHEIRO. Essa gente da Prefeitura de Pelotas tem a cabeça muito aberta, tão aberta que os cérebros pularam para fora. Vou continuar insistindo nos telefonemas, quem sabe um dia tenho sucesso ou quem sabe depois que alguma coisa grave acontecer eles tomem providencias, porque no nosso pais é sempre preciso acontecer uma tragédia para depois se seguirem as providências, que deveriam ser tomadas antes, no sentido de evitar que certas coisas aconteçam. Desejo uma boa sorte pra quem precisar se utilizar desse serviço.

Comentário por Mara Pinto




Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: