Pelotas Pública


São Francisco de Paula

Os primeiros colonizadores de Pelotas sofriam com as constantes ameaças de invasão espanhola, que dominava a vizinha Vila do Rio Grande. Porém, em 2 de abril de 1776, os espanhóis foram derrotados e expulsos do sul do estado. Sendo 2 de abril dia de São Francisco de Paula, escolheram-no como protetor do, então, Povoado de Pelotas.

Em 1810 Pelotas foi elevada à Freguesia e começou a construção de uma capela para a imagem de São Francisco de Paula, cedida por Antônio Gomes de Carvalho, morador de Mostardas. Em 1813 a igreja já estava em funcionamento, apesar de inacabada e, pouco a pouco, foi se alterando, até que em 1910 passou a Catedral, igreja episcopal da diocese de Pelotas.

A Catedral preserva os impressionantes afrescos de Aldo Locatelli, pintor italiano, que veio ao Brasil a convite de Dom Antônio Záttera, em 1948, após terminar de pintar a Catedral de Gênova. Aldo Locatelli também deu aula na Escola de Belas Artes, onde minha avó, Ieda Louzada de Magalhães, foi sua aluna.

Vejam algumas imagens, mas visitem pessoalmente, pois o local é lindo.

Fotos 002

Fotos 003

Fotos 004

Fotos 005

Fotos 098

Fotos 275

Fonte: MAGALHÃES, Mário O. História e tradição da cidade de Pelotas. 5 ed. Pelotas: Armazém Literário, 2005.


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Rafael, meu neto primogênito,
é com orgulho que li teu trabalho e apreciei muito os comentários sobre esta cidade que tanto amamos. Até meu nome encontrei citado como aluna de Aldo Locatelli, com o qual fiquei lisonjeada. Lembro-me das palavras dele quando se referiu a uma pintura minha: “Traçato, tuto, tuto Miquelângelo.”
Teus dons artísticos são multifacetados. Vais longe Guri!
beijos da Vó Ieda

Comentário por Ieda Louzada de Magalhães

Linda a Catedral! Estamos perto do centenário hein! Essa merece mais uma notícia!😀
E a estatua que tem na frente dela, está sendo restaurada se eu não me engano!🙂

Comentário por Miguel




Deixe uma resposta

