Pelotas Pública


Gripe suína: pandemia ou psicose?
julho 30, 2009, 21:36
Filed under: Notícias | Tags: , , , , ,

FonfonPor que a gripe H1N1 demonstra tanta preocupação na população? Por que mata? Diarréia, sarampo e mesmo a gripe comum também matam. Por que então não nos assustamos com essas doenças?

Segundo o site da UNICEF(1) e o artigo Diarrhea mortality: what can the world learn from Brazil?, de Cesar G. Victora, do Programa de Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, publicado no Jornal de Pediatria(2), morrem cerca de 2 milhões de crianças no mundo por diarréia por ano. O soro caseiro, que evitaria, ou, ao menos, diminuiria em muito esse número, custa menos de R$0,25.

Também são 2 milhões de mortes por ano por pneumonia no mundo inteiro, segundo o artigo Comparative impact assessment of child pneumonia interventions, publicado no Bulletin of the World Health Organization(3).

O grande surto histérico em torno das “novas gripes” começou com a chamada “gripe aviária” em 2006. Naquele ano morreram 79 pessoas, das 115 infectadas no mundo inteiro! De 2003 até hoje, foram, pasmem, 436 casos (casos, e não milhões de casos) confirmados, com 262 mortes no mundo todo, segundo o site da Organização Mundial de Saúde(4).

A gripe suína (H1N1) foi identificada em abril de 2009 e, de lá pra cá, já foram 177650 casos confirmados, com 1127 (mil, e não milhões) mortes no mundo inteiro, segundo o European Centre for Disease Prevention and Control(5).

Em 4 meses foram 1127 mortes. Se calcularmos, mesmo que de forma errada, o número de mortes em 1 ano seria de 3381, arredondando pra cima, 4000. Todos percebem que 4000 é bem menor que 2000000. Na verdade é 1/500 do número de pessoas que morrem de diarréia e 1/1000 do número de pessoas que morrem de diarréia, junto com as que morrem de pneumonia por ano no mundo.

Esse alarme todo, o adiamento do início das aulas, o terror midiático… faz sentido? O governo brasileiro comprar o lote inteiro de um remédio anti-viral (notem que não é um remédio para gripe suína, mas um anti-viral) produzido por um único laboratório faz sentido? Vocês conseguem imaginar o que é ter uma empresa com venda de 100% da produção garantida para um único comprador, feita de uma vez só, todos os meses? É o sonho de qualquer produtor!

Não questiono as medidas tomadas pelos órgãos de saúde, mas se a gripe do porco é uma pandemia mesmo. Não pondero sobre a importância de uma morte perante outra de causa diferente. Morte é morte e é sempre triste, mas o pânico justifica?

FONTES:
(1) www.unicef.org/
(2) http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0021-75572009000100002&script=sci_arttext&tlng=en
(3) http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S0042-96862009000600016&script=sci_arttext&tlng=en
(4) http://www.who.int/csr/disease/avian_influenza/country/en/
(5) http://www.ecdc.europa.eu/


6 Comentários so far
Deixe um comentário

Para mim é tudo armação da indústria farmacêutica, é a que mais está lucrando com toda essa situação. E ela sabe utilizar os meios para seu benefício, tendo a mídia como aliada.😛

Até mais.

Comentário por Icaro

Puxa, nem tinha pensado nesta possibilidade, embora estivesse me questionando, se faria tanto sentido todo este alarde em cima da gripe. vírus novos de gripe acontecem a cada ano. Mas teu texto é muito esclarecedor, tem que ter um dedinho de roubo como tudo na Brasil…alguém tem sempre que lucrar….Eta povinho!!!!

Comentário por Adriane da Fonseca

Faz sentido.

Comentário por Liliane

Concordo com tudo isso

Comentário por Juliana

Dono da Globo = Produtor do Tamiflu

Fato.. -n

Comentário por Perrone

Pra mim tudo isso é uma bobeira…essa influensa A, é a mesma coisa que a gripe normal, e so pra ter uma ideia, a normal matou muito mais pessoas ano passado e ninguém nem se quer comentou um pouquinho dela.

O povo fica nessa aio falando sobre isso, dando corda, fazendo a coisa crecer pq não tem mais nada pra falar. Ou melhor tem sim, tem tanta coisa mais importante acontecendo pelo mundo.

Comentário por Gustavo Rodrigues




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: