Pelotas Pública


João Simões Lopes Neto
agosto 15, 2009, 16:47
Filed under: Beleza Pelotense | Tags: , , , ,

João Simões Lopes NetoNeto por parte de pai de Visconde da Graça, João Simões Lopes Neto, nasceu dia 9 de março de 1865, em Pelotas. Estudou no Rio de Janeiro, mas retornou à terra natal, onde se tornou um empreendedor, atuando em vários ramos, como destilaria, vidraçaria, moagem e torragem de café, além da infame fábrica de charutos, cujo nome “Marca Diabo” causou polêmica com a Igreja.

Marca DiaboAos 27 anos casou-se e, no ano seguinte, em 1893, passou a escrever poema em um folhetim intitulado “A Mandinga” sob o pseudônimo de “Serafim Bemol”. Tornou-se, então, jornalista em Pelotas, mas seus grandes feitos foram os 4 livros lançados: Cancioneiro Guasca (1910), Contos Gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos do Romoaldo (1914).

João Simões Lopes Neto só teve o reconhecimento merecido postumamente. Os livros Contos Gauchescos e Lendas do Sul foram lançados numa edição nacional em 1949. O reconhecimento mundial teve destaque ao ter Lendas do Sul como o primeiro livro em Português disponibilizado gratuitamente no Projeto Gutenberg.

Atualmente, em Pelotas, em sua antiga residência, encontra-se o Instituto João Simões Lopes Neto, à Rua Dom Pedro II, 810. O telefone do instituto é (53)3027-1865. Não deixem de ler Lendas do Sul gratuitamente no site do Projeto Gutenberg clicando aqui.

artes2_galeria2_imag

FONTES:
http://www.joaosimoeslopesneto.com.br/
http://www.simoeslopes.cjb.net/
http://www.gutenberg.org/etext/2837


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Para quem gosta do velho Simões Lopes, uma boa dica é a edição crítica de “Contos gauchescos” e “Lendas do Sul” (Editora Unisinos, 2006), do jaguarense Aldyr Garcia Schlee (pessoa que não vejo há muito tempo…). Porém, um alerta: tamanho é o incentivo que se dá a cultura neste Estado, que creio já estar a obra esgotada e sem possibilidade de reedição… Sobre seu comentário em meu site: já respondi. Um abraço e parabéns pela iniciativa de escrever sobre a cidade. Abraço, Vinicius Figueira.

Comentário por Vinicius

meu nome é Renato de Tróia. no ano que vem, 2010, vou lançar o livro “As meninas de Pelotas” baseado na vida de João Simões Lopes Neto – o maior escritor regionalista do RS.
renatodetroia@hotmail.com

Comentário por renato de tróia




Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: