Pelotas Pública


Camelôs: o conto do vigário
novembro 14, 2009, 17:46
Filed under: É uma pena | Tags: , , , , ,

controles

Eu caí numa das mais antigas jogadas que os camelôs fazem. Não sabia como funcionava, mas aprendi uma lição: são todos falsários.

Tenho uma TV Cuori 14” e o controle remoto dela estragou. Não há assistência aqui em pelotas, então resolvi apelar pro populismo e comprar um controle remoto “genérico” nas bancas que ficam em frente ao Banrisul, pelo calçadão da Andrade Neves. Comprei o meu na primeira banca de quem vai do centro em direção ao Mercado Central. O atendente é negro, cabelo raspado e usa óculos. Atende super-bem na primeira vez que se vai lá, mas nas seguintes…

Comprei o controle que ele me garantiu que serviria em TVs Cuori e Philips. Caso não funcionasse, eu poderia voltar lá e trocar por outro modelo, que era certo que dava. Levei, testei e não funcionou. Voltei na “banca” e o tratamento já foi outro. Sem me dizer uma palavra e demonstrando total desinteresse, me deu outro modelo, que também não funcionou. Retornei e, com o mesmo atendimento, me ofereceu um terceiro, que igualmente me deixou na mão. Quando fui a quarta vez na “banca” dele, expliquei que não deu certo e que gostaria de devolver.

Aí que percebi o golpe: ele disse que não devolveria o dinheiro, mas podia trocar por outra mercadoria. Eu não queria outra mercadoria e, mesmo que quisesse, só tinha carteira vagabunda de plástico e óculos de plástico que devem até fazer mal à saúde. Por mais que eu batesse boca, não consegui nada, apenas uma ameaça violenta.

Eu sei que quem compra também é contraventor. Sei que errei e deveria ser punido como ele. Mas numa cidade onde o “camelódromo” fica à frente da Receita Federal, não vejo muito moralismo para que me acusem de nada.

Estou escrevendo pra procurar uma solução e para dar um alerta: aqueles controles NÃO FUNCIONAM! Eles pegam o dinheiro e depois a gente fica “obrigado” a levar uma quinquilharia em troca.

Acho, sempre achei, o camelódromo uma afronta ao justo comércio. Temos um sindicato de lojistas forte, que impede multinacionais a abrirem domingos e feriados (como se fosse uma grande coisa), mas permite essa injustiça para com o pequeno empresário que paga aluguel por sua loja e imposto por suas vendas. Onde está o SINDILOJAS? Onde está o CDL? Onde está o Ministério Público? Onde está a livre e justa concorrência?


4 Comentários so far
Deixe um comentário

Testaste as pilhas? Testaste se funcionava em aparelhos de outras marcas?
Compraste a TV Cuori onde? O manual diz algo sobre o controle?
Tu moras em Pelotas e chamas o calçadão de Anchieta?

Comentário por Francisco

Caro Francisco,
O controle por eles vendido não vem com pilhas, eu as comprei e elas funcionaram perfeitamente no meu controle do DVD.
O controle, de “marca” Philips não funcionou na TV Philips do meu pai, nem na Sharp, nem na Philco. Além disso, foi-me vendido como sendo compatível com os aparelhos Cuori, logo, acreditei no “vendedor”.
Comprei minha TV na Manlec, se é que isso importa.
Sobre o manual… que manual? O manual da TV só fala do controle que vem com ela, é claro. O controle mágico do camelô não vem com manual.
Moro em Pelotas e agradeço por me salientar o equívoco. Quis dizer calçadão da Andrade Neves, esquina Floriano, mas na hora saiu Anchieta. Já arrumei o texto. Grato!

Comentário por Rafael

lol Verdade, estas porcarias não funcionam e ainda não podem ser devolvidas, e eles dizem que “trocam” se der errado, mas na verdade fazem mil bios se a gente for trocar… Cambada de contrabandistas sem vergonha. E o pior de tudo é aturar eles dizendo que são gnte honesta que paga os impostos em dia e bla bla bla… Não têm vergonha a cara mesmo!

Comentário por Felipe Vieira

Bem, eles lá estão porque tem “clientes” e porque prefeitos não tem coragem de tirá-los de lá, alegando problema social… é nossa realidade, onde os camelôs ficam na porta dos que pagam impostos…

Comentário por PoPa (@PobrePampa)




Deixe uma resposta

