Pelotas Pública


Futebol é a alegria nacional
dezembro 7, 2009, 7:43
Filed under: É uma pena | Tags: , ,

Há tempos que o Brasil vive na política do pão e circo, já que vem dando certo e controla massas. É frango a R$1,00, Brasil, o país do futebol, Rio 2016… A música “Diversão” do Titãs tenta explicar e dá uma lição

Tudo isso, ás vezes tudo é fútil
Ficar fébrio atrás de diversão
Nada disso, às vezes nada importa
Ficar sóbrio não é solução

Gostaria de fazer uma pergunta. O Brasil é mesmo o país do futebol? Ou nos embutem essa idéia desde que nascemos, nos obrigando a torcer por um time, mostrando os gols da rodada seja lá de que campeonato for em horário nobre.

Lembro de uma época em que o Brasil e o Pelotas estavam no mesmo campeonato e jogavam entre si com freqüência. Eu tinha uma loja na Rua XV, quase esquina Bento que, cada vez que tinha jogo, eu tinha que fechar com medo de vandalismo e assalto. Aí volto à questionar: futebol é diversão? Pra quem? Quem assistiu as cenas da briga dos torcedores do Coritiba nesse fim de semana no mínimo deve ter se perguntado isso.

Eu gosto de jogar bola e, quando faço com meus amigos, tenho que pagar R$10,00 pelo aluguel da quadra. Os jogadores dos clubes profissionais são pagos pra jogar (e muito bem pagos). O que me deixa pasmo é uma pessoa ir ao estádio e chorar, xingar, brigar e agredir os outros. O que estão ganhando com isso? A vida vai melhorar? O salário vai subir? Vão arranjar um emprego depois da briga?

Acho que as pessoas acabam soltando todas suas frustrações no estádio de futebol. Seja frustração financeira, amorosa, sexual, enfim, ali é o local de descontar tudo que a vida dá de ruim. Pra quê correr atrás e tentar algo melhor se posso ir ao campo e socar algumas pessoas?

Diversão; solução sim
Diversão; solução prá mim
Diversão; solução sim
Diversão; solução prá mim

Infração de trâncito pode, afinal são torcedores!

O pai dele tá doente no hospital? Não, o time é que perdeu.

Perdeu o emprego e não tem dinheiro pra alimentar os filhos? Não, o time dela foi pra outra divisão do campeonato. Reza que vale a pena.

Vou bater no juiz, apanhar e ser preso porque meu time perdeu. Lógico, não?


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Você definiu bem logo de início. É pão e circo. E o triste é que não precisa ser imposto, o “povo” quer.

Comentário por stropatus

Olá, gostaria de te convidar para participar de uma rede de conteúdo, se tiver interesse me adiciona no msn ocasional80@yahoo.com.br ou me manda um email. Abraços Junior

Comentário por SilvaMatos




Deixe uma resposta

